SERVIÇOS 

ASSISTÊNCIA PERICIAL EM INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE

Solução para ganho no Processo e na Perícia

Análise da reclamação trabalhista

Análise de chance de êxito da perícia

Traçar a estratégia para perícia

Quesitos Técnicos

Acompanhamento da Diligência Pericial

Elaboração de Parecer Técnico

Impugnação de laudo e esclarecimentos

Perícia extrajudicial para redução de passivos trabalhistas

 Perícia trabalhista em ambientes de insalubridade e periculosidade

  

Quando o trabalhador é exposto à situações no ambiente do trabalho que causou algum dano à sua saúde e solicita o adicional de insalubridade, a verificação é feita pelo perito, nomeado pelo juiz. Além disso, a empresa também pode contratar um perito. No caso, ele é chamado de assistente técnico.

De acordo com om Novo Código de Processo Civil (NCPC) de 2015, o trabalho do perito deve envolver o estabelecimento e interpretação dos fatos e comprovação das evidências. Esse parecer deve ser feito através de um laudo pericial.

Para a elaboração desse laudo, o perito deverá fazer uma visita a empresa e colher as informações necessárias que podem servir como provas pertinentes ao caso, pois é nesse momento que ocorre a produção de provas. É importante lembrar que a vistoria deve ser feita com aviso prévio e deve constar nos autos do processo. Ao fim da vistoria, o perito deve responder às perguntas das partes, que são os chamados quesitos.

Durante o processo, as partes deverão formular quesitos que serão respondidos pelo perito, para esclarecimento do laudo pericial.

O assistente técnico contratado pelas partes deve montar as perguntas e encaminhar ao advogado, que irá colocá-las na petição e juntá-las no processo.

 

O papel do assistente técnico na perícia de insalubridade

 

O perito judicial é nomeado pelo juiz e as partes também podem contratar um perito assistente, ou chamado assistente técnico. E isso é muito importante na hora de formular as perguntas para o perito e para isso é necessário que todas as perguntas que serão feitas, tenham respostas e que podem ser provadas.

A presença do assistente técnico é também importante para a análise de toda a documentação referente ao reclamante. Além de oferecer uma visão mais ampla do todo para oferecer informações para a parte a que está defendendo.

Outro fator importante para a contratação de um perito assistente é que será ele quem irá elaborar os quesitos, que serão respondidos pelo perito nomeado pelo juiz.