Serviços

Gestão de Segurança do Trabalho

A STEM CONSULTORIA tem como finalidade a prevenção da saúde e da vida dos trabalhadores, buscando minimizar e/ou eliminar acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, e consequentemente, contribuindo com a produtividade e a qualidade dos processos desenvolvidos pelos nossos clientes.

Ao gerir os processos de segurança do trabalho da sua empresa, é possível:

  • Garantir a salubridade nos locais de trabalho;
  • Prevenir os riscos ocupacionais capazes de provocar doenças profissionais;
  • Controlar os riscos ambientais capazes de causar danos à saúde do trabalhador;
  • Assegurar aos colaboradores padrões adequados de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho;
  • Proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 

O reconhecimento das condições de trabalho e avaliação dos fatores de riscos inclui a caracterização geral do ambiente e do processo de trabalho, das diversas funções ou das atividades dos empregados na empresa, com a identificação dos fatores de risco seguida de uma avaliação qualitativa dos agentes identificados e por fim, definição de ações a serem implementadas.

NR.1 - Ordem de Serviço

A ordem de serviço em segurança e saúde no trabalho é um documento com a função de comunicar ao funcionário qual tarefa ele deverá realizar, os procedimentos a serem adotados, os agentes causadores de acidentes do trabalho e ou doenças ocupacionais e as condições para sua realização garantindo as boas práticas em SST (Saúde e Segurança no Trabalho).
Ela pode até mesmo servir de prova a favor da empresa em uma eventual causa na justiça, afinal, ela atesta que o empregado está ciente dos riscos da atividade e das medidas preventivas a adotar.ntivas a adotar.

NR.9 - PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

Objetivo: “preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores”, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

NR. 10 - Laudo de Instalações Elétricas

Prestação de serviços para assessoria na elaboração do laudo de instalações elétricas em sistema de baixa tensão.

Este serviço compreende o levantamento prévio das instalações por engenheiro qualificado. Em caso de necessidade de elaboração de esquema unifilares ou realização de Prontuários de Segurança, o serviço deverá ser customizado incluindo-se as horas técnicas acordadas entre o cliente e a STEM.

NR.12 - Segurança no Trabalho em Equipamentos

 Soluções seguras, que garantem a conformidade de segurança para máquinas, equipamentos e instalações, conforme requisitos da NR12, e demais normas de segurança vigentes.

NR.16 - Laudo de Periculosidade

​Avalia se os empregados de um determinado estabelecimento estão expostos ou acessam alguma área com risco (Eletricidade, inflamáveis, explosivos, radiações ionizantes, entre outros), estando este item fundamentado nas Normas Regulamentadoras 16, 19 e 20 e no Decreto 93.412, de 14/10/1986 do Ministério do Trabalho e Emprego, sendo estabelecido um adicional de 30% sobre o salário base do colaborador que tem contato ou acessa uma área com um destes riscos.

NR.18 - PCMAT - Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Construção Civil

A elaboração do PCMAT se dá pela antecipação dos riscos inerentes à atividade da Construção Civil. São aplicados métodos e técnicas que têm por objetivo o reconhecimento, avaliação e controle dos riscos encontrados nesta atividade laboral.

NR.5 - CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

 

Realização do dimensionamento para a composição a fim de identificar a necessidade de sua empresa obter uma CIPA composta por representantes do empregador e dos empregados, ou do designado* conforme determinação da NR-5;
Realização do treinamento do Curso da CIPA – Independentemente se a nossa empresa realizou a implantação.
Realização do treinamento para a confecção do Mapa de Riscos.

NR.7 - PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Assegurar a saúde dos colaboradores no ambiente de trabalho. Além disso, estamos prontos para executar todos os tipos de exames exigidos pela NR7, emitindo relatórios anuais que ajudam no gerenciamento do processo.

NR.15 - Laudo de Insalubridade

 Avaliar se os empregados de um determinado estabelecimento e/ou posto de trabalho estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde, baseando nos limites máximos de tolerância expostos na Norma Regulamentadora 15 do Ministério do Trabalho e Emprego. Estabelecendo se os empregados têm direito a receber adicional de insalubridade, que varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.

NR.17 - Análise Ergonômica do Trabalho

​Elaboração de relatório técnico, cujas as atividades e procedimentos que expõem a riscos, que por sua natureza ou método de trabalho, impliquem em levantamento, transporte e descarga individual de materiais, assim como, atividades que exijam sobrecarga muscular estática ou dinâmica do pescoço, ombros, dorso e membros superiores e inferiores..

LTCAT - Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho: Lei 8.213/1991 - Art. 58

Avaliação dos agentes nocivos químicos, físicos e biológicos ou associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física considerada para fins de concessão da aposentadoria especial conforme, Anexo IV do Decreto 3.048 / 99 da Previdência Social.

PCA - Programa de Conservação Auditiva

O PCA é o conjunto de atividades que tem o objetivo de prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocasionadas pela exposição ao ruído, através de atividades planejadas e coordenadas entre as diversas áreas envolvidas na organização. O presente documento encontra-se em acordo com a Portaria Nº 19, de 9 de Abril de 1998 do Ministério do Trabalho e Emprego, o qual estabelece a obrigatoriedade da implementação do PCA em todo estabelecimento de trabalho com Níveis de Pressão Sonora Elevados. Objetivando:

– Melhorar a qualidade de vida do trabalhador
– Identificar funcionários com problemas na audição
– Diagnosticar precocemente as perdas auditivas
– Adequar as empresas às exigências legais
– Reduzir custo de insalubridade
– Redução de reclamatórias trabalhistas

Tire suas duvidas com a gente

Alameda Martins Fontes, 131 – Sala 5, Bairro Santa Teresinha, Santo André / SP

Telefone 1: (11) 4996-3433 / Telefone 2: (11) 4997-3392 / WhatsApp (11) 97620-4019

comercial@stemconsultoria.com.br / engenharia@stemconsultoria.com.br